sexta-feira, 15 de julho de 2011

Doença de hamster

 









Como todo animal o hamster tbm pode acabar ficando doente, isso depende de como vc cuida do seu bichinho, ou simplesmente por causa da idade ele pode ficar doente.
Algumas doenças podem matar e outras podem ser tratáveis.

Alergias: Algums produtos que vc usa na gaiola do seu hamster [como o detergente ou sabão que vc usa] podem dar alergia em seu bichinho, outros materiais que podem causar alergias são serragem de cedro que pode tbm causar problemas respiratorios.
Alergias de certos alimentos podem ser bem comuns, claro que vc so precisa suspender o uso desse alimento. Comidas com mtas calorias como sementes de girassol, aveia e cereais podem fazer com que caiam os pelos do seu ham.
Os sintomas de uma alergia podem variar mas incluem espirros, ruídos respiratórios, irritação na pele, olhos lacrimejantes, perda de pelos. Alergia a material de limpeza ou a serragem podem resultar em dores no estomago e pés irritados.
O que fazer quando seu hamster estiver com alergia?? 
Se houver suspeita de uma alergia é necessário estabelecer a sua causa. A primeira coisa a se considerar é se houve alguma mudança na rotina do hamster que poderia ser a causa da alergia. Foi colocada alguma coisa nova em sua gaiola? Foi trocada a forração da gaiola? Foi trocada a dieta do hamster? Foi colocada alguma coisa diferente perto da gaiola do hamster? A serragem e a forração da gaiola podem ser trocadas por papel de seda, se esta for a causa da alergia. Alimenta-lo com uma dieta básica por poucos dias pode estabilizar o hamster, se ele estiver sofrendo de uma alergia alimentar. Mudar o hamster e sua gaiola para um outro comodo pode ajudá-lo se a causa da alergia foi alguma mudança no seu meio-ambiente.
 

Canibalismo dos filhotes: pode ser consequência da interferência humana na gaiola nas primeiras semanas, tornando a mãe irritada, assustada ou agressiva [então evite mexer com os filhotes e ate msm com a hamster] . Outras causas são: mãe inexperiente, falta de leite ou pouca produção de leite, redução na ingestão de água e comida e mastite

Diarréia: decorrente de infecções intestinais bacterianas, infestação por verminoses, intoxicação alimentar, intoxicação pelo uso de antibióticos e destruição da flora intestinal.

Ferimentos na pele: decorrente de brigas principalmente.

Dermatite: por infestação por pulgas de cães e gatos. Ácaros Demodex spp em animais imunodeprimidos. Decorrente de mordidas de outro hamster e infecções bacterianas de pele, irritação por contato com a amônia da urina, material irritante como substrato.

Lesões no olho: conjuntivite decorrente de trauma, por pó, poeira, etc., infecções bacterianas e coriomeningite linfocitária (vírus).

Poliúria (urina abundante) e polidipsia (sede): doença renal (amiloidose, doença renal cística).

Emagrecimento: doenças crônicas (verminose, tumores, diarréias crônicas, doenças respiratórias, tricobezoares gástricos, ingestão de material estranho, cirrose hepática, doença renal, má oclusão dentária, parasitismo e outras).

Má oclusão dentária: decorrente de trauma, origem genética, infecções dentárias.

Doenças crônicas: doenças infecciosas, amiloidose renal, nefrose (doença renal), cirrose hepática, tumores, infecção intestinal por Clostridium spp. As doenças crônicas podem causar emagrecimento.

Deficiências nutricionais: pode se manifestar de várias maneiras, incluindo mortalidade de filhotes, doenças respiratórias, fraqueza, dermatite e outras doenças decorrentes da má condição física.

Meu hamster comeu meu dever e minha borracha: os tricobezoares se formam da ingestão contínua de material fibroso (por exemplo pêlo) ou material sintético que se acumula formando uma bola no estômago. Se essa bola toma grandes proporções, torna-se prejudicial ao organismo. A ingestão de corpo estranho pode causar perfuração ou obstruçãodo estômago ou intestino. Na tentativa de expulsar esse material, o intestino pode torcer ou inverter sobre ele mesmo causando obstrução e morte com dores.
Parasitismo: por vermes, incluindo tênias.

Desidratação: é decorrente de diarréia, vômito, perda do apetite ou doenças.

Intoxicação e septicemia (infecção generalizada): decorrente da ingestão de produtos tóxicos, toxemia por bactérias patogênicas no intestino, toxemia decorrente da destruição da flora intestinal pelo uso incorreto de antibióticos.

Cardiomiopatia/aterosclerose: doenças que podem surgir em animais velhos, obesos, que não se exercitam oe com alimentação não balanceada. Animais com doenças cardíacas podem cansar rapidamente após exercício.

Tumor em animais velhos: são comuns e existem diversos tipos.





Um comentário:

Anônimo disse...

Meu hamster esta com umas bolinhas bem encima das patinhas da frente, umas bolinhas vermelha e cada vez mais vai crescendo, oq é?